quarta-feira, 25 de abril de 2012

A guerra dos Matos contra os Teófilos em São João da Serra Parte I

Raimundo de Matos(Tio Mundinho) e Manoel de Matos( Senhor de Matos) tinham uma Quitanda na cidade de São João da Serra, tudo andava bem, até quando, Tio Mundinho, foi acusado de ter engravidado uma negra da Família dos Teófilos. A pressão da família da negra era grande, mas Tio Mundinho negava a paternidade e custe o que custasse não casaria com a negra, muito menos assumiria o filho. Estava pronto para o que viesse; e não assumiu.

Dai surgiu uma guerra que durou dias e dias. Tio Mundinho e Senhor de Matos arrumaram alguns capangas e muitos Rifles para tirar a história a limpo, mas os Teófilos estavam muito bem armados e encurralaram Tio Mudinho e seus capangas dentro da igreja em Soão João da Serra. Foi um caos total, bala para tudo quanto era lado.



Tio Mundinho



Um dos capangas de Mudinho conseguiu amarrar um dos negros e levou pra igreja,onde estavam encurralados. Obrigaram o negro gritar pedindo para que os teófilos cessassem fogo, mas a resposta do chefe dos Teófilos era sempre a mesma; ''calma, não ás dúvida''. A confusão estava armada e rapidamente a noticia da guerra se espalhou e chegou a Juazeiro. Quando Clarindo de Macedo(avô de Mudinho) quando soube, selou seu cavalo; dependurou 2 chifres de boi na sela( um com torrado e outro com cachaça ); pegou seu ''Rifle papo-amarelo'' e partiu para São João da Serra, libertar seus netos.

Clarindo de Macedo era conhecido por ser um dos mais valentes cangaceiros de Juazeiro; dono de escravos; Com o mesmo gênio do Lampião era temido por todos. Clarindo de Macedo era tão bruto que só tomava banho, quando, por descuido, levava uma chuva...

Chegou na cidade levando muita munição e muita coragem, o que amedrontou os negros. Clarindo de Macedo com sua ousadia, tomando o comando, fez com que retomassem a situação e cercaram os negros, que pediram até por amor de Deus, pra Clarindo deixar as crianças e as mulheres sair de casa. Clarindo aceitou e deixou sair as crianças e as mulheres. Só que as mulheres, na verdade, já estavam todas no mato. E como uma trama de uma novela, os Teófilos se vestiram de mulher e sairão correndo pelos fundos. Deixando as casas vazias. E assim dando fim a guerra. Sendo que um dos negros conseguiu matar o cavalo de Clarindo, o que causou uma revolta futura.


Continua na ''Parte II - a policia vem de Teresina(120km) à cavalo para prender os baderneiros''
Mas Clarindo de Macedo enganou toda a policia com um jantar, e Mudinho e Senhor de Matos fugiram para o Rio de Janeiro. Voltam só 40 anos depois...

6 comentários:

  1. Não conhecia esta história... Vou averiguar com o tio Wilson se tenho parentencos com este cabra da pestre...rsrs

    ResponderExcluir
  2. Tem sim Robson. Senhor de Matos e Tio Mundinho são os irmãos mais velhos do Vô Odilo.

    ResponderExcluir
  3. Imagino como se fosse uma faroeste no cangaço...rss
    a briga deve ter sido épica, terminando com as moças fujonas kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkk
      Tenho um projeto de um filme.
      A história tá escrita só falta a gravadora.

      Excluir
    2. ha como lembro do seu Odilo de Matos bisavô de (Ezequiel)ao ler essa história.
      Parabens !!!

      Excluir
  4. Cabras frocho da peste... fugir de vestido de mulher eh foda! rs

    ResponderExcluir