sábado, 14 de abril de 2012

A linda e triste história do casarão de 96 anos que era da família Lima/Matos. Parte I

A história do casarão da família Matos/Lima tem seu principio no Pimenta(hoje bairro e balneário da cidade);
Tudo começa quando Miguel de Matos casa-se com Maria Alves Lima, por volta de 1908. Morando com seus pais, em uma grande casa toda em palha, onde há tempos atrás habitara muitos escravos de Clarindo de Macedo(seu pai), Miguel de Matos e Maria A. Lima formarão sua família(7 filhos). Com a casa cheia e já muito velha, Miguel de Matos tem a ideia de procurar um lugar para fazer sua casinha e criar sua boiada, então parte Miguel de Matos mato a dentro a procura desse paraíso. Eis que encontra o lugar, um lugarzinho onde existe apenas uma veredinha de andar criações,(mas o que ele não sabia era que essa veredinha de andar criações, um dia ia se tornara uma rodovia que liga os quatro cantos do estado), e batiza o local de ''Diligência''
Aqui, onde hoje tem várias casas e uma PI movimentada e barulhenta; um dia foi uma bela mata de Chapadas, onde os canários cantavam no pátio e os tucanos com seu voo preguiçoso enchia de alegria os olhos de seus admiradores...
Após o reconhecimento e a marcação do terreno, Miguel de Matos começa a levantar as forquilhas de sua casa, todas feitas em carnaúba. Depois da armação da casa toda feita, Miguel de Matos tem que encontrar um pedreiro, pois não existe casa bem feita sem parede; é quando junta uma boiada e toma direção a Nova Russas, no ceará; são cerca de 162km de peleja com o gado mato a dentro, montando seu velho e inseparável companheiro, um resistente burro(como era típico da época), em uma viagem longa, que dura dias e dias.
                                            Casarão da Diligência                                  

Odilo de Matos(98 anos)
Depois de fechar com o pedreiro volta Miguel de Matos a seu tão querido Juazeiro, trazendo ali toda essa história que enche-nos de orgulho. Começa a construção da casa em 1916. Com a grande casa já pronta, em 1917, Miguel de Matos faz sua mudança em carros de boi(como mandava os costumes da época), trazendo seus 7 filhos, o mais novo Odilo de Matos(único que ainda é vivo), com 3 aninhos. Chegando na casa o clima era totalmente diferente da casinha de palha. Uma casa bem alta, ampla e bem confortável era tudo o que Miguel de Matos queria. E com muito esforço conseguiu construir a tão sonhada 'Casa da Diligência'. Casa da qual cresceram seus 7 filhos e mais de 20 netos.
Mas a história dessa casa não se resume nessas poucas linhas, em 96 anos de existência ela guarda marcas de tiro(de um confronto entre famílias), escrituras, festas; por trás da arquitetura ainda podemos notar traços da época como; piso feito de ladrinho, telhas grandes de barro, paredes feitas de adobre crú(que medem quase 30cm), ripas feitas de carnaúba lascada, e etc...
A história dessa casa ainda vai render muitas matérias. Aguardem... 

8 comentários:

  1. Amo demais esta casa...boas lembranças de férias passadas aí,das comidas deliciosas da vovó Isaura(uma mulher hospitaleira),das brincadeiras com os primos Bobota,Marquinho, Simone etc, da liberdade q tinha aí e não tinha em Teresina...oh saudade!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns mais uma vez pelo blog Ezekyel. Eu lhe disse que é uma grande ferramenta de divulgação de sua cidade, sua cultura, laser, etc.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, bela matéria essa sobre a história do casarão onde morou Miguel de Matos meu bisavô, espero que na continuação da matéria você sobre os outros filhos dele também.Mais uma vez parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Sempre achei a iligencia o lugar mais bonito de Juazeiro, é o tipo de lugar que se assemelha a casa de meu avô paterno, onde passei otimos momento de minha infancia. Ezequiel, o Odilio que citas na materia, é o mesmo que chama de odilio viana? poi stenho um amigo policial que se diz neto de Odilio Viana, que morou na diligencia.
    Ass: Giulliano Alencar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É não. Odilo Viana é amigo da família. O Odilo que cito é Odilo de Matos, meu bisavô.

      Excluir
  5. Belissima história e não canso de lhe parabenizar pelo seu blog ou melhor termina sendo nosso pois fazemos parte dessas histórias. A Diligencia faz parte das infâncias de várias gerações, quem não teve os mimos da vovó Izaura com aqueles bolos e doces que só ela sabia fazer e quem não teve o prazer de ouvir vários contos ditos pelo vovô Odilo de Matos são momentos únicos.

    ResponderExcluir
  6. Gostei do relato. Mas ainda fiquei com uma dúvida: Por que será que foi escolhido o nome Diligência? Eu sempre achei que deve ter alguma ligação com caravanas que passavam pelo local ou algo parecido. Ou então quando ele criou a Diligência, será que o local, uma casa enorme, era usado como hospedagem, um tipo de pousada daquele tempo? São questionmanentos que ainda tenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robson, não se sabe porque o nome diligência. Mas que a casa era usado de hospedagem é correto. Tem várias histórias que vou contar de pessoas que passaram dias e dias aqui. Dentre essas pessoas tiveram nessa casa a policia de Teresina, que vieram a cavalo atrás dos filhos do próprio dono da casa(Miguel de Matos). Pois eles tinham entrado em uma confusão com os Teofilos de São Miguel, e lá fizeram um tiroteio de grandes proporções...Deixa para as próximas postagens...Valeu...

      Excluir